O que é?
É um exame que produz imagens de alta resolução e clareza, realizando um excelente diagnóstico de qualquer parte do corpo. A imagem é produzida através de um equipamento de última geração que não utiliza radiação ionizante e que pode demonstrar com precisão e qualidade lesões muito pequenas.
Como funciona?
O paciente fica no interior de um equipamento aberto em ambos os lados, que emite sinais que são captados e transformados em imagens por um computador. Este exame é totalmente indolor, não provoca alterações significativas à saúde.
O procedimento dura cerca de 20 a 60 minutos dependendo da região a ser estudada. Por isso, a colaboração do paciente é importante, principalmente, permanecendo imóvel durante a produção das imagens.
Uso de meio contraste?
É um medicamento, cuja base é uma substância chamada gadolínio, utilizado para aumentar a capacidade diagnóstica do exame. Essa medicação é segura e não costuma produzir efeitos indesejáveis na grande maioria dos pacientes, sendo eliminada pela urina em até 24horas.
Para realizar com facilidade e segurança o exame:
Retirar relógios, brincos, colares, correntes assim como qualquer objeto de metal do seu cabelo ou roupa. Também não poderá portar celular e cartões magnéticos durante o exame. Como o equipamento possui um forte campo magnético nenhum dos itens acima poderão entrar na sala de exames em hipótese alguma.
Permaneça tranquilo e atenda todas as solicitações do tecnólogo/técnico responsável durante a realização do exame.
Qualquer situação em que deseja chamar atendimento, você pode apenas apertar uma campainha que será dada em sua mão antes do exame.
CONTRAINDICAÇÕES
É contraindicação absoluta a realização desse exame em paciente que possua: marca-passo cardíaco (não adequado para Ressonância Magnética), prótese de ouvido, clipe (grampo) cirúrgico de aneurisma e/ou neuroestimuladores. Sempre informe ao atendente sobre sua situação. Em algumas situações especiais, será necessária a autorização prévia e por escrito do seu médico.
|